Rinoplastia e botox estão entre os mais procurados

De acordo com o cirurgião plástico Paulo Matsudo, os procedimentos cirúrgicos mais procurados pelos pacientes são as lipoaspirações e lipoesculturas, a rinoplastia e as cirurgias de mama. Já entre os métodos não cirúrgicos, os mais requisitados são o botox, os preenchimentos e o peeling.

A lipoaspiração e a lipoescultura retiram o excesso de gordura do corpo por meio de um sistema de aspiração à vácuo e modelam o corpo através de incisões mínimas.

Estes procedimentos não são utilizados para a perda de peso, mas para o contorno da silhueta do corpo. Para estas cirurgias é necessário anestesia e o tipo varia dependendo do local a ser operado. Nestes casos, o pós-operatório se dá com a presença de edemas, utilização de cinta elástica e ainda drenagem e ultrasson.

Rinoplastia
Um dos procedimentos mais comuns em cirurgia plástica, a rinoplastia, consiste na modificação da forma do nariz. A cirurgia visa o equilíbrio estético entre o nariz e a face, preservando sua naturalidade e pode ocorrer também para corrigir alterações da respiração.

Esta operação deve ser feita após os 14 anos, quando a cartilagem do nariz está completa e necessita de uma leve anestesia local. Edemas, manchas roxas, inchaço nos olhos e sensação de nariz entupido são as principais conseqüências. Além disso, a exposição ao Sol só deve ser feita após 90 dias.

Outro tipo muito comum de cirurgia é a feita nas mamas. Esta pode ser feita para aumentar seios ou diminui-los após a gravidez. Feita também para corrigir mamas assimétricas e ainda levanta-las, é muito usada para reconstruir seios que sofreram mastectomia em conseqüência de tumores.

Botox
Entre os procedimentos não cirúrgicos, o botox é sem dúvida o campeão de procura, garante o especialista. O processo é usado nos casos em que a pessoa não quer ou não precisa submeter-se a cirurgia e deseja retardar e até reverter os sinais de envelhecimento precoce na face. As áreas de aplicação mais indicadas para sua utilização são as regiões da testa, pés-de-galinha e lábios.

Existem ainda diversos tipos de peeling, que podem ser químicos, mecânicos ou a laser.

Estes métodos não evasivos ajudam a melhorar a textura e pigmentação da pele sem incisões. Pode ser utilizado para diminuição das rugas finas faciais, de manchas e alguma melhora nas peles com acnes.

Também é indicado nos casos de clareamento e melhoria da pele após cirurgias plásticas. (Colaborou Natália Fernandjes)

Serviço
Centro Internacional de Cirurgia Plástica
Endereço: Avenida Goiás, 1400, São Caetano
Telefone: 4229-4013
E-mail: pkrmatsudo@uol.com.br

Fonte: Reporter Diário