Mitos e Verdades

Apresentamos aqui alguns mitos e verdades de cirurgias plásticas e tratamentos com o intuito de esclarecer diversos temas.


MITO: Tratamento antienvelhecimento é bobagem. Só a cirurgia funciona.

VERDADE: Quando bem indicados, seguidas as recomendações e feitos com disciplina, os tratamentos funcionam perfeitamente. O que pode ocorrer é uma demora até que apareçam os resultados. O tratamento pode ser usado como manutenção em cirurgias plásticas na face.


MITO: O laser é a resposta definitiva para o tratamento de rugas, linhas de expressão, estrias e celulite.

VERDADE: O laser cirúrgico (que evapora as lesões) é confundido com o “soft-laser” de baixa potência, não cirúrgico. Com laser CO2 as rugas são tratadas eficientemente (processo cirúrgico), enquanto os soft-lasers apresentam resultados menos contundentes, com efeitos amenizadores.


MITO: Optando-se por uma das técnicas de implante, inviabiliza-se qualquer possibilidade de fazer uma cirurgia plástica facial posteriormente.

VERDADE: O implante é um tratamento direcionado a uma determinada ruga, e nada impede que com o passar do tempo e da necessidade, se faça uma ritidoplastia para melhorar a aparência do rosto e pescoço.


MITO: Quem tem quelóide, não pode fazer cirurgia plástica estética.

VERDADE: Sabendo-se do problema antes do procedimento cirúrgico, a betaterapia após a cirurgia elimina o problema.


MITO: A cirurgia plástica do nariz exige tampão e gesso.

VERDADE: O tampão e gesso só são usados em raríssimos casos atualmente.


MITO: A plástica no nariz pode causar problemas de respiração.

VERDADE: Durante o período de 90 dias de pós-operatório o paciente pode conviver com a sensação de nariz entupido e de não estar respirando direito, mas com o tempo esta sensação desaparece, não é um problema definitivo.


MITO: As próteses tem de ser trocadas a cada 10 anos.

VERDADE: Uma prótese só precisa ser trocada por problema de rejeição ou ruptura. Atualmente a qualidade das próteses está muito aperfeiçoada eliminando-se a necessidade de trocas.


MITO: Passando-se a mão na perna pode se sentir a prótese.

VERDADE: As próteses de silicone são maleáveis e anatômicas e transcorridos os 90 dias do pós-operatório não se sente sua presença.


MITO: A lipoescultura é um tratamento milagroso para a celulite.

VERDADE: Trata-se de um tratamento não-invasivo eficaz e sem contra-indicações, mas não é milagroso.


MITO: Qualquer médico, independente de sua especialidade, pode realizar a lipoaspiração.

VERDADE: Está ocorrendo a banalização da lipoaspiração, por ser um tratamento de fácil realização técnica. Mas somente um médico com a qualificação adequada pode garantir o mais importante: resultados esperados, adequados e com mínimas possibilidades de complicações.


MITO: Adultos não podem passar pela cirurgia otoplástica (orelha em abano).

VERDADE: A otoplastia estética pode ser realizada em qualquer idade, desde que o paciente sinta-se incomodado.


MITO: Cirurgia plástica ainda é uma opção estética somente para mulheres.

VERDADE: Hoje a cirurgia plástica já caracteriza-se como uma realidade também para os homens. O movimento de beleza masculino e a aceitação da vaidade refletem essa mudança. Além disso existem não só necessidades estéticas para os homens, como também, a busca para resolver algumas irregularidades traumatizantes (como orelhas em abano, etc.). A busca da autoconfiança e da autoestima não é um privilégio só de mulheres.